Comercial: 0800 020 2565 Atendimento: (22) 2648 1219 ou (21) 3952 5259 ACESSAR SISTEMA

Planejamento de inventários e acuracidade do estoque

Essencial em todas as empresas e muitas vezes deixado de lado, o estoque é importante em todos os segmentos empresariais, na indústria, no comércio e até mesmo em prestadores de serviços, o estoque é fundamental para o desempenho da organização.

A gestão de estoques no varejo é vital para as empresas, sendo realizada de forma correta, fornece informações de suma importância utilizadas nos processos de compra, venda e logística.

Para gerenciar o estoque de forma eficaz o gestor deve conhecer os produtos vendidos, o volume mensal de vendas, o tempo de reposição e outras informações que nem sempre são de fácil entendimento, além de conhecer alguns conceitos básicos da gestão de estoques.

O ponto chave no gerenciamento do estoque é mantê-lo sempre atualizado, ou seja, o estoque contabilizado em planilhas ou sistemas, deve ser uma cópia fiel do estoque físico. Para garantir o sucesso nesta operação é necessário que todas as movimentações (entradas e saídas) sejam contabilizadas. Entretanto apenas registrar as movimentações realizadas nem sempre garante que o estoque esteja contabilizado de forma correta, pois muitas vezes ocorrem avarias, furtos e outros adventos não previsíveis.

Para resolver essa situação é necessário elaborar um planejamento de inventários periódicos, afim de identificar as inconsistências e corrigi-las. A periodicidade para realização do inventário vai depender do fluxo de vendas da empresa, pois quanto maior o giro de mercadorias no estoque, maior a probabilidade de erros.

Para iniciar este planejamento é interessante que seja realizado um inventário completo pelo menos uma vez a cada trimestre, e caso necessário, pode ser definida uma política de inventários mensais para os produtos de maior rotatividade, visando maior assertividade na resolução dos problemas.

Após a implantação do planejamento, a periodicidade pode ser alterada conforme as necessidades específicas de cada negócio. Para escolher a periodicidade correta dos inventários é necessário medir o índice de acuracidade do estoque e definir a meta de precisão das informações contabilizadas, objetivando a confiabilidade do estoque de forma plena.

O que é acuracidade do estoque?

Acuracidade de estoque é um indicador que apresenta a confiabilidade das informações presentes no sistema de controle (planilha ou sistema) utilizado para contabilizar a existência física dos produtos gerenciados, em outras palavras, o indicador de acuracidade informa em percentual o quanto o estoque é confiável.

Para medir o índice de acuracidade do estoque é necessário realizar o inventário (parcial ou completo) de forma manual ou automatizada e comparar as quantidades contadas com as quantidades registradas no sistema de controle de estoque, utilizando a seguinte fórmula:

ACC = (QIC / QIV) * 100

* ACC = Acuracidade
* QIC = Quantidade de informações corretas
* QIV = Quantidade de informações verificadas

Supondo que a empresa realizou o inventário em uma determinada linha de produtos e foram conferidas cinco mercadorias distintas, sendo identificado que a quantidade física estava de acordo com a quantidade apresentada no sistema de controle em quatro mercadorias, apresentando uma diferença em apenas uma mercadoria, o índice de acuracidade deste estoque é apresentado da seguinte forma:

ACC = (4 / 5) * 100 = 80
Acuracidade = 80%

Utilizando o indicador de acuracidade é possível mensurar o nível de confiabilidade do estoque. Objetivando o aumento deste índice, de fato, a organização garante maior precisão nas informações do sistema de controle e minimiza os riscos envolvidos ao estoque.

E você, quer gerenciar o estoque da sua loja de forma profissional? Conheça o TED 3, o sistema para o varejo que vai ajudar a sua empresa a crescer.

Gostou do nosso post? Comente e compartilhe!

Deixe seu comentário