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5 dicas para aumentar as vendas e fidelizar os clientes no varejo

Com o mercado desaquecido e a competição acirrada, os consumidores estão buscando “economia” em suas compras, ignorando muitas vezes a qualidade do produto oferecido. É sabido que economizar nem sempre é pagar mais barato, devemos levar em consideração outros quesitos e realizar a análise do “custo benefício” de cada produto, para então avaliar o que realmente é econômico. O desafio atual no varejo é agregar valor aos produtos comercializados, diferenciando-se entre os concorrentes, atraindo e fidelizando os clientes. Veja abaixo 5 dicas que vão atrair e fidelizar os clientes no varejo.

Exposição dos produtos no PDV
A venda de qualquer produto se inicia quando o consumidor entra na loja, o ambiente é o primeiro ponto a ser observado, com grande atenção a exposição das mercadorias em gôndolas, prateleiras e afins, que deve ser de fácil acesso a todos, sempre deixando os corredores livres, sem obstrução. A exposição das mercadorias deve ser apresentada de forma organizada, normalmente as divisões são realizadas por linhas de produtos, fabricantes e/ou tamanhos de embalagens, no varejo é muito comum o fabricante disponibilizar o promotor de vendas para realizar estes serviços de merchandising no PDV do cliente. A exposição correta dos produtos no PDV é um dos principais fatores levam o crescimento das vendas.

Conhecimento dos produtos comercializados
Outro fator decisivo no momento da venda, é a apresentação ao cliente das características e atributos dos produtos de forma clara, sempre mostrando os diferenciais em relação aos concorrentes. A melhor estratégia para preparar a equipe de vendas, é realizar treinamentos periódicos focando nos produtos comercializados, apresentando os atributos, características, argumentos de venda e testes práticos.

Plano para fidelizar os clientes
Devido à grande concorrência, a conquista de novos clientes torna-se cada vez mais difícil, para manter-se competitivo o empresário precisa inovar. Uma forma de atrair e reter clientes é atuar com planos de fidelidade, que embora pareça complicado, apresenta bons resultados no varejo. Atualmente os planos de fidelidade que atraem mais pessoas são os programas de cashback (dinheiro de volta), ou seja, a loja disponibiliza para o cliente um percentual de reembolso referente as compras realizadas em um determinado período, sendo este reembolso normalmente pago em créditos para utilização na própria loja.

Elabore e campanhas e ações promocionais
Esta estratégia é utilizada no varejo há muitos anos e apresenta bons resultados, se aliada ao departamento de compras pode ser utilizada mensalmente e trazer não apenas um aumento no faturamento, mas também o crescimento da lucratividade, pois quanto maior o volume de vendas, maior o volume de compras, o que garante um poder de barganha maior junto aos fornecedores.

Agregue serviços para diferenciar o seu negócio
Hoje em dia o consumidor não está buscando apenas um produto, muitas vezes ele procura uma solução para um determinado problema, e apresentar essas soluções pode determinar a escolha entre o seu produto e o da concorrência. Serviço de entrega, assistência técnica, troca facilitada, instalação e montagem são alguns exemplos de serviços que agregam valor. Utilize a criatividade e surpreenda os seus clientes.

Seguindo as nossas dicas você vai atrair e fidelizar os clientes, além de aumentar as vendas do seu varejo. E por falar em varejo, a TEDSYS pode te ajudar na gestão empresarial, somos especialistas em sistemas de gestão para o varejo, entregando soluções para o setor varejista há mais de 10 anos. Conheça nossas soluções!