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3 Passos para elaborar ações promocionais de sucesso no varejo

No varejo normalmente trabalhamos com centenas ou até milhares de produtos e muitos destes produtos ficam parados no estoque por muito tempo, pois não recebem a atenção necessária para gerar demanda de vendas. Para aumentar a rotatividade dos produtos e consequentemente o faturamento, vamos apresentar em 3 passos como elaborar ações promocionais de sucesso no varejo.

1º – Definir os objetivos e público alvo da ação promocional
Para iniciar o desenvolvimento de qualquer ação promocional o primeiro passo é definir os objetivos da campanha: aumentar a carteira de clientes, o faturamento, o mix de produtos vendido, o ticket médio. A estratégia a ser desenvolvida precisa ser específica para cada objetivo, sendo analisado os resultados atuais e definido o percentual de crescimento necessário. Assim como os objetivos deve ser escolhido o público alvo: gêneros, idades, canais de vendas, etc. Após a definição dos objetivos e público alvo é possível desenvolver a ação promocional.

2º – Desenvolver a ação promocional
O próximo passo é realizar a análise de investimento necessário, ou seja, quanto será disponibilizado para publicidade e propaganda, qual o percentual de descontos será aplicado nos produtos em promoção, entre outros. Com estas definições podemos desenvolver a ação promocional, portanto seja criativo e desenvolva uma ação que agregue valor ao consumidor.

A seleção dos produtos que irão participar da ação deve ser realizada com cuidado, analise o histórico de vendas dos meses anteriores assim como o histórico do ano anterior e utilize com parâmetro para a seleção dos produtos. Procure selecionar produtos que estão parados no estoque mesclando com produtos de alto giro, pois desta forma além de garantir resultados positivos no faturamento é possível impulsionar as vendas de produtos de baixa rotatividade. Lembre-se que para as promoções serem bem-sucedidas devem apresentar ao consumidor benefícios concretos, portanto pense como se fosse o próprio consumidor antes de fazer qualquer ação promocional.

Não esqueça de estipular a vigência e como será divulgado para os clientes!

3º – Acompanhar o andamento e medir os resultados
O andamento de qualquer ação promocional deve ser acompanhado como o mesmo empenho despendido nas fases de elaboração, garantindo que os resultados sejam atingidos e que todos os envolvidos estejam engajados com os processos. Este acompanhamento deve ser realizado com periodicidade diária, semanal e/ou mensal, dependendo do tempo de duração da ação promocional.

Ao término de qualquer promoção é necessário medir os resultados obtidos, comparando as vendas realizadas durante a promoção com os dados analisados no planejamento, para definir o sucesso ou fracasso da ação promocional.

Os passos apresentados podem ser aplicados em qualquer empresa do varejo e o segredo para ter sucesso nas ações promocionais é entregar valor e garantir a satisfação do consumidor.

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