Comercial: 0800 020 2565 Atendimento: (22) 2648 1219 ou (21) 3952 5259 ACESSAR SISTEMA

3 Estratégias para aumentar a produtividade da sua equipe

Em tempos em que as empresas estão brigando por espaço no mercado, tentando se adequar as pressões financeiras e obrigações, é muito importante ter a equipe de trabalho unida, porém muitos líderes possuem problemas com suas equipes, o que reflete de forma negativa na produtividade e consequentemente na motivação de todos envolvidos, gerando prejuízos para a organização. Para ajudar nesta tarefa, vamos apresentar 3 estratégias para aumentar a produtividade em sua empresa e garantir os resultados esperados.

Mantenha o nível motivacional em alta
Para aumentar a produtividade da equipe o primeiro passo é manter o nível motivacional em alta, pois sabemos que o funcionário motivado trabalha com maior eficácia. Abraham Maslow, ou simplesmente Maslow como é mais conhecido, traduziu as necessidades dos seres humanos em uma pirâmide, classificando as necessidades em 5 níveis: fisiologia, segurança, relacionamento, estima e realização pessoal. De acordo com Maslow, os seres humanos vivem em busca da satisfação de suas necessidades, sendo este o fator decisivo para motivar cada indivíduo.

Desta forma podemos utilizar o conceito de Maslow para mantermos a motivação das equipes, descobrindo as suas necessidades e tornando-as possíveis, garantindo a motivação de todos e o ganho em produtividade.

Estabeleça metas e expectativas para todos
Seja objetivo com sua equipe, apresente as expectativas da empresa para os colaboradores e defina as metas do grupo e individuais, de forma que a equipe saiba onde a empresa pretende chegar e quais são os resultados esperados.

Utilize reuniões mensais e/ou semanais para definir as metas e compartilhar os resultados, apresentando o desempenho de todos os integrantes. Sempre que possível, premie os melhores funcionários, aqueles que obtiveram o melhor desempenho nos resultados. Para auxiliar na escolha da premiação utilize o conceito de Maslow para identificar as necessidades da sua equipe.

Seja o líder, não seja o chefe
O líder deve ser forte, não demonstrar fraquezas e deve estar ao lado da equipe para ajudar quando for necessário, deve passar segurança para equipe, de forma que a equipe acredite que mesmo quando as coisas saírem do controle o líder vai estar ao lado para socorrer.

Outro fator importante, são as ordens repassadas, que devem ser objetivas e claras para os liderados. Assim como em um time de futebol o técnico é líder, porém a equipe consegue derrubar o técnico quando não estão satisfeitos, portanto mantenha a sua equipe motivada jogando a seu favor.

Como podemos observar para aumentar a produtividade da equipe não basta termos os melhores funcionários, aqueles com os melhores currículos, devemos ter uma equipe motivada. No entanto devemos entender o que leva a motivação para as pessoas e tentar satisfazê-las. Sabemos o quanto este processo é difícil e muitas vezes demorado, portanto desenvolvemos o TED 3 que facilita a gestão das pequenas e médias empresas, tornando estes e outros processos possíveis no varejo, o que garante melhores resultados e lucros para a sua empresa.

Deixe seu comentário