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3 Passos para vender mais e melhor

Hoje nós vamos falar sobre alguns aspectos essenciais para o sucesso das vendas que muitas empresas deixam a desejar objetivando apenas os resultados, e quando estes insatisfatórios não entendem o real motivo do problema. Acredito que todos já escutaram a frase: o cliente sempre tem a razão. Entre outras palavras isso quer dizer que o cliente é o fundamento de qualquer empresa, é ele quem determina o sucesso ou fracasso do seu negócio.

Em meio a tanta agressividade e pressão que o mercado apresenta, as organizações tendem a visualizar apenas as conversões, os resultados obtidos pela equipe de vendas e o potencial direto de cada cliente, porém não podemos deixar de lado o potencial indireto dos clientes que normalmente são observados pela equipe comercial no ato das negociações ou até mesmo em conversas informais.

Para auxiliar o processo de reconhecimento do potencial indireto dos clientes, listamos 3 estratégias que a sua empresa precisa utilizar para trabalhar a carteira de clientes de forma correta.

Reconhecimento do potencial do cliente
Os profissionais de vendas precisam estar preparados para utilizar as estratégias de vendas convencionais, porém um fator determinante para o sucesso das vendas é o reconhecimento do potencial do cliente.

Deve ser realizada uma análise do quanto o cliente já compra com a sua empresa, quanto ele compra da concorrência e qual a sua capacidade total de compras. Com estas informações é possível realizar uma análise sólida do potencial do cliente, porém não podemos esquecer de analisar a sua situação financeira, o que determina a liberação de crédito quando necessário.

Identificação da necessidade do cliente
Para identificar a necessidade do cliente é necessário conversar para entender o que ele está buscando, quais os seus desejos, quais as suas preocupações, quais foram as experiências anteriores, entre outros. Parece óbvio, porém muito vendedores chegam bombardeando os clientes com campanhas e promoções e não levam em consideração a real necessidade do cliente. Após identificar a necessidade, o vendedor consegue saber quais pontos podem ser trabalhados para obter êxito no fechamento do negócio. Torne este procedimento uma cultura em sua empresa, tenha foco no cliente e obtenha melhores resultados para o seu negócio.

Apresentação da solução ao cliente
O foco é o cliente então tenha como objetivo atender as suas necessidades da melhor maneira possível, deixando-o satisfeito com a compra e com o atendimento. Muitas vezes o cliente não sabe o que quer, necessitando de auxílio para tomar a melhor decisão, neste momento o verdadeiro consultor de vendas faz a diferença, apresentando ao cliente uma solução eficaz, mostrando confiança e garantindo credibilidade. Entregue soluções e não apenas produtos!

Preocupe-se em entregar soluções aos clientes, treine a sua equipe para identificar os potenciais, as necessidades e analisar a solução adequada e com certeza você terá resultados melhores.

Nós da TEDSYS, sabemos o quanto é importante um atendimento de qualidade, estamos no mercado há mais de 10 anos atendendo clientes de diversos portes e segmentos, o que nos garante 98% de satisfação no atendimento, conforme pesquisa realizada em 2018 com nossos clientes. Quer um atendimento de qualidade em seu comércio? Então conheça as nossas soluções. #ConhecaTED3

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