Skip to content

Promoções de sucesso: 4 dicas para sua loja

4 Dicas para criar promoções de sucesso para sua loja

No varejo normalmente trabalhamos com centenas ou até milhares de produtos e muitos destes produtos ficam parados no estoque por muito tempo, pois não recebem a atenção necessária para gerar demanda de vendas ou são pouco envolvidos em ofertas, o que reduz as chances de promoções de sucesso para sua empresa.

Para aumentar a rotatividade dos produtos e consequentemente o faturamento, vamos apresentar 4 dicas para elaborar promoções de sucesso no varejo.

1º - Definir os objetivos e público alvo da ação promocional

Para iniciar o desenvolvimento de qualquer promoção o primeiro passo é definir objetivos da campanha: aumentar carteira de clientes, faturamento, mix de produtos vendido.

A estratégia a ser desenvolvida precisa ser específica para cada objetivo, sendo analisado os resultados atuais e definido o percentual de crescimento necessário.

Assim como os objetivos deve ser escolhido o público alvo: gêneros, idades, canais de vendas, etc.

Após a definição dos objetivos e público alvo é possível desenvolver ideias de promoções.

2º - Desenvolver as ideias de promoções de sucesso

Próximo passo é realizar análise de investimento necessário, ou seja, quanto será disponibilizado para publicidade e propaganda, qual o percentual de descontos será aplicado nos produtos em promoção, entre outros.

Com estas definições podemos desenvolver a ação promocional, portanto seja criativo e desenvolva uma ação que agregue valor ao consumidor.

A seleção dos produtos deve ser realizada com cuidado, analise o histórico de vendas dos meses anteriores assim como o histórico do ano anterior e utilize com parâmetro para a seleção dos produtos.

Procure selecionar produtos que estão parados no estoque mesclando com produtos de alto giro, pois desta forma além de garantir resultados positivos no faturamento é possível impulsionar as vendas de produtos de baixa rotatividade.

Lembre-se que para as promoções terem sucesso devem apresentar ao consumidor benefícios concretos, portanto pense como se fosse o próprio consumidor.

Não esqueça de estipular a vigência e como será divulgado para os clientes!

3º - Acompanhar o andamento e medir os resultados

O andamento de qualquer ação promocional deve ser acompanhado como o mesmo empenho despendido nas fases de elaboração, garantindo que os resultados sejam atingidos e que todos os envolvidos estejam engajados com os processos.

Este acompanhamento deve ser realizado com periodicidade diária, semanal e/ou mensal, dependendo do tempo de duração da ação promocional.

Ao término de qualquer promoção é necessário medir os indicadores e os resultados obtidos, comparando as vendas realizadas durante a promoção com os dados analisados no planejamento.

Assim você define o sucesso ou fracasso da ação promocional.

Os passos apresentados podem ser aplicados em qualquer empresa do varejo.

O segredo para ter sucesso nas ações promocionais é entregar valor e garantir a satisfação do consumidor.

4º - Automatize a criação das promoções de sucesso para sua loja

A criação de promoções e ofertas no varejo é, sem dúvida, uma medida que traz resultados comprovados para aumentar o faturamento e reduzir produtos “encalhados” no estoque.

Utilizar ferramentas que identifiquem os produtos com baixo giro, integrado a sistemas de venda e caixa que aplicam o desconto da promoção de forma automática, traz muitas vantagens para estabelecimentos que querem melhorar seus processos, reduzir erros, elevar a satisfação dos seus clientes e aumentar o faturamento.

Um bom sistema de gestão deve possuir funcionalidades que automatize as promoções, devendo respeitar as condições da oferta no momento da venda, como por exemplo: quantidade mínima, valor minimo, kits de produtos, forma de pagamento específica, período limite da oferta.

O Sistema de Gestão TED vem sendo implementado por empresas que querem criar promoções de sucesso e lucrarem mais, podendo ser utilizando em lojas físicas ou até mesmo virtuais.

Espero que você tenha gostado deste artigo e que ele possa colaborar para uma melhor gestão da sua empresa.

Comente abaixo o que você achou destas dicas. Até a próxima.

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *