3 motivos para utilizar um sistema de gestão financeira

A gestão financeira quando realizada superficialmente, causa sérios problemas, portanto é necessário um planejamento, controlando as contas e o fluxo de caixa. Com a alta quantidade de movimentações realizadas, a melhor maneira para realizar o controle é através de softwares que entreguem uma solução de gestão financeira. Conheça abaixo 3 motivos para utilizar um sistema de gestão financeira em seu negócio:

Trabalhe de forma organizada

A gestão financeira é um dos principais pilares da empresa e deve ser tratada de tal forma, porém devido ao excesso de exigências e rotinas maçantes, os varejistas de pequeno porte ou aqueles que estão iniciando um novo negócio, muitas vezes não disponibilizam a atenção necessária para o controle das finanças, o que coloca em risco a continuidade da empresa. Este problema é um dos principais fatores que levam as empresas com até 5 anos de existência fecharem as portas. Neste ponto o sistema financeiro ajuda as empresas a trabalharem de forma organizada, pois os processos desenhados nos softwares estão consolidados, foram desenhados para outras empresas que já chegaram na fase de maturidade, o que garante segurança na tomada de decisões.

Tempo é dinheiro, então economize

A gestão financeira não se resume no registro das contas a pagar e receber, é necessário realizar um controle mais específico para entender os possíveis problemas e alinhar as estratégias a serem utilizadas. No varejo é complicado realizar o controle em papéis ou planilhas, pois a quantidade de movimentações torna o processo manual inviável.

Através do sistema financeiro é possível identificar facilmente as movimentações de entradas e saídas no caixa, além de visualizar as projeções de contas a pagar e receber, o que facilita o processo de cobrança e reduz a inadimplência. Certamente outro recurso interessante que alguns softwares disponibilizam é a gestão de múltiplas contas bancárias que proporciona uma visão completa das finanças, inclusive das tarifas cobradas pelas instituições bancárias e operadoras de cartões de crédito. Os sistemas mais completos disponibilizam o DRE Gerencial, que apresenta o resultado do exercício, o que possibilita ao gestor identificar os gargalos financeiros da empresa.

Integração total entre os processos empresariais

Atualmente muitos sistemas para controle financeiro, realizam a gestão da empresa de forma completa, facilitando a comunicação entre os departamentos, reduzindo erros e retrabalho. A utilização de um sistema de gestão é essencial, pois integra os processos da empresa, facilitando o trabalho da empresa e do escritório contábil.

Então para reduzir custos e, ao mesmo tempo, otimizar os processos em sua empresa, utilize um sistema de gestão que te ajude neste desafio. Para te ajudar na escolha do sistema ideal elaboramos o artigo: Conheça as vantagens em usar um sistema ERP segmentado.

Quer saber mais sobre gestão para o varejo, nós podemos te ajudar, temos mais de 10 anos de experiência em soluções para o varejo. Conheça a TEDSYS.

Gostou do nosso post? Comente e compartilhe!

Leave a Reply

Insira os números que você vê