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Gestão em tempos de crise, dicas para seu negócio

Ser empresário exige criatividade, desafios são constantes na vida de um gestor e quando tratados de maneira positiva, empiricamente são superados com sucesso. Nesse artigo trago algumas dicas de gestão para tempos de crise.

Uma crise é um desafio, e como todo desafio, existe para ser superada. No artigo abaixo, reuni informações, dicas e exemplos para te dar um apoio para que uma crise seja apenas mais um desafio que ficou pra trás, durante seu longo caminho de sucesso.

Contagem de estoque

Uma medida que é primordial para uma gestão eficiente é o controle de estoque. Muitas vezes, a empresa não consegue contá-lo periodicamente devido ao grande fluxo de trabalho do dia-a-dia.

Uma ótima maneira para aproveitar um momento de queda no movimento da loja, por exemplo, é fazer um inventário do estoque da empresa. E ele pode ser feito com o auxílio de um sistema de gestão.

Opções para sua empresa

O caminho a seguir em tempos de crise tem duas opções primariamente: pausar ou continuar. Cada um tem sua particularidade, e uma medida não é necessariamente melhor que a outra, tudo depende de como essa medida vai se encaixar para seu modelo de negócio.

Uma pausa tem sido uma saída estratégica inteligente tomada por empresários, quando seu negócio depende do contato direto de clientes ou quando depende que outras empresas estejam investindo.

Para essa estratégia, uma opção são as férias coletivas para os colaboradores ou remanejamento de atividade de certos funcionários, que conseguem ser potencialmente efetivos em outros campos e dar resultados para a empresa não parar completamente nesta pausa, ou seja, só algumas atividades são pausadas enquanto outras, mais conservadoras, são focadas.

Todavia, se a empresa puder continuar vendendo seu produto para o consumidor final sem que medidas restritivas causadas pela crise a afetem, uma saída inteligente é repensar seu modelo de negócio, adaptando às adversidades.

Adaptar-se em tempos de crise, significa entender o que precisa ser feito para que o cliente continue comprando seu produto e enxergando valor nele.

Isso engloba, criação de conteúdo, investimento de tempo e pessoal em marketing, criar um serviço de delivery para seu produto, criar promoções ou pacotes promocionais, mudar de fornecedor, focar em um produto com maior apelo de preço e maior margem, etc.

Você vai decidir o que se encaixa melhor para sua empresa e para o cenário que estiver sendo enfrentado naquele determinado momento.

Exemplos de sucesso

De acordo com a investidora Camila Farani, quem pensa na empresa como uma equipe sai na frente e que a venda é detalhe e experiência.

O que ela quer dizer é que quando um gestor pensa na melhor estratégia não só para seu cliente, não só para ele, mas também para seus funcionários, ele vai ter um retorno muito mais satisfatório, pois terá funcionários contentes, trabalhando bem e rendendo melhor onde se sentem mais confortáveis, isso se aplica a todas esferas da organização, muitas medidas podem parecer equivocadas, mas uma experiência diferente de um mês, pode criar um funcionário lucrativo de décadas.

E sobre a experiência e detalhes nas vendas, a crise também é uma boa hora para se experimentar novas abordagens e ajustar detalhes, como por exemplo, descobrir que seu faturamento aumenta 20% simplesmente por divulgar um serviço de delivery nas redes sociais.

Para o palestrante e especialista em vendas Marcelo Ortega, uma crise é simplesmente um sinônimo de oportunidade para os empreendedores, “Crise é oportunidade versus risco. Economia fraca é parte do risco do empresário e do time de vendas”, diz.

Por isso, o importante é com cautela observar os riscos e a tendência do mercado com os anseios dos clientes e identificar a oportunidade para se tomar um rumo, visando superar esta crise.

“Agora é um projeto de olhar, avaliar as fortalezas, pontos fracos, onde a coisa está pegando mais. É um momento de reflexão”, sugere Jeferson Mola, professor do curso de Marketing da Universidade Anhembi Morumbi

Uma boa estratégia é avaliar se existem problemas na hora de vender. O produto pode chegar ao cliente durante a crise? Por que o cliente pode não comprar? O preço está atrativo para o momento?

“A partir daí vai criar ações para resolver isso. Dessas percepções a gente tem que começar a criar algo. Se ninguém está comprando porque falta dinheiro, pense em promoção para que o consumidor ache mais interessante. Se o cliente não chega, faça uma estratégia de comunicação para as pessoas se lembrarem de você”, indica Mola.

Segurança das informações e gestão remota

Diante de um cenário de crise, os empresários também se questionam como fica a segurança de suas informações e se ele poderá acessá-las de qualquer lugar, pois dependendo da crise o empresário talvez não possa estar presente na empresa todo o tempo.

Para estes problemas, uma solução necessária e eficaz é adotar uma gestão por um sistema que funcione na nuvem, que utilize um bom servidor e tenha segurança de criptografar estas informações (certificado SSL).

Ao toque de um dedo, um bom sistema de gestão em nuvem dá acesso aos relatórios consolidados, em tempo real e do período desejado dos dados mais importantes para o gestor, você consegue ver, por exemplo, quais estão sendo os 10 produtos mais vendidos desde o início do mês passado até a última quarta-feira e quais clientes mais compraram na sua loja neste período.

Imagine saber quais contas estão para vencer, qual foi seu faturamento até o momento e qual a previsão de lucro para o mês, e se preparar para o período de fim da quarentena, tudo isso do seu celular, computador ou tablet, bem é isso que um sistema em nuvem faz pela sua empresa, e muito mais.

Boa sorte e até o próximo artigo!

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